AVALIAÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Thaila Renner Machado Klein, Silvana Scarpatto

Resumo


O presente artigo aborda a avaliação escolar, cujos conceitos serão apresentados sob o olhar de Celso Antunes, Celso dos Santos Vasconcelos, Cipriano Luckesi e José Carlos Libâneo. O principal objetivo desta pesquisa é refletir sobre a avaliação da aprendizagem na Educação Básica, com base nas atividades de observação realizadas no decorrer do Estágio Supervisionado na Escola Barão de Lucena, a qual atende o Ensino Fundamental Regular e de EJA e Ensino Médio. Partindo deste objetivo, contrapomos a teoria dos autores com a prática escolar, uma vez que a avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem. Os instrumentos de avaliação podem ser diversificados, sendo estes: provas objetivas e dissertativas, trabalhos, observações dos alunos, autoavaliação. Em sala de aula, a aplicação de provas supera, na quantidade, a aplicação de outros instrumentos. Pensar maneiras diferentesde avaliar perpassa a superação de critérios quantitativos do conhecimento. A avaliação não pode somente representar um instrumento de controle da disciplina em sala de aula, mas deve ser bem planejada, representando um instrumento didático-pedagógico e de diagnóstico.

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