ESTUDOS LITERÁRIOS: o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da literatura

Autores

  • Fabiana Alves Souza Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Rafael Alves Rosa
  • Tânia Bez Battil

Resumo

O presente estudo trata da importância e aplicabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino regular, mais especificamente no campo de ensino da literatura. Objetiva-se analisar aspectos acerca do ensino literário e como as novas tecnologias influenciam a interação dos alunos com a literatura. Entre as metodologias escolhidas para a elaboração deste estudo, utilizamos a prática simulada, a observação de práticas pedagógicas em escolas da rede estadual de ensino da cidade de Criciúma – SC, e de entrevistas com professores de Língua Portuguesa sobre o uso do texto digital. A base teórica alicerçou as considerações deste trabalho, visto ter sido possível perceber a importância da tecnologia para atender às necessidades do público jovem, prendendo-lhes a atenção para aquilo que se deseja ensinar. Ao professor, cabe fazer o uso das tecnologias que estão à disposição para levar o ambiente da escola ao encontro do mundo que faz parte da vida do aluno. Todavia, apesar das TIC serem mecanismos atrativos para o ensino da literatura, a ausência de recursos tecnológicos dentro das escolas para aplicabilidade das TIC, e a falta de formações vinculadas aos usos das tecnologias para professores, refletem na impossibilidade de trazer para a realidade escolar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Downloads

Publicado

2017-09-04

Como Citar

Alves Souza, F., Alves Rosa, R., & Bez Battil, T. (2017). ESTUDOS LITERÁRIOS: o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da literatura. Maiêutica - Estudos Linguísticos, Literários E Formação Docente, 5(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/view/1746