ESTUDOS LITERÁRIOS: o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da literatura

Fabiana Alves Souza, Rafael Alves Rosa, Tânia Bez Battil

Resumo


O presente estudo trata da importância e aplicabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino regular, mais especificamente no campo de ensino da literatura. Objetiva-se analisar aspectos acerca do ensino literário e como as novas tecnologias influenciam a interação dos alunos com a literatura. Entre as metodologias escolhidas para a elaboração deste estudo, utilizamos a prática simulada, a observação de práticas pedagógicas em escolas da rede estadual de ensino da cidade de Criciúma – SC, e de entrevistas com professores de Língua Portuguesa sobre o uso do texto digital. A base teórica alicerçou as considerações deste trabalho, visto ter sido possível perceber a importância da tecnologia para atender às necessidades do público jovem, prendendo-lhes a atenção para aquilo que se deseja ensinar. Ao professor, cabe fazer o uso das tecnologias que estão à disposição para levar o ambiente da escola ao encontro do mundo que faz parte da vida do aluno. Todavia, apesar das TIC serem mecanismos atrativos para o ensino da literatura, a ausência de recursos tecnológicos dentro das escolas para aplicabilidade das TIC, e a falta de formações vinculadas aos usos das tecnologias para professores, refletem na impossibilidade de trazer para a realidade escolar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .