Revista Maiêutica - Estudos Linguísticos, Literários e Formação Docente

Elisabeth Penzlien Tafner

Resumo


A Revista “Maiêutica: Estudos Linguísticos, Literários e Formação Docente” do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) busca divulgar o olhar da pesquisa na áreade Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura, bem como das experiências pedagógicas vinculadas a esta área. O periódico permite dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por acadêmicos da graduação, bem como aos agentes envolvidos na formação desses acadêmicos, preocupados com o debate da educação linguística e literária. No presente volume, encontramos estudos literários e linguísticos fundamentados sobre sete temáticas que abarcaram: a) os percursos de formação das línguas sinalizadas e não sinalizadas, de modo a chegar ao entendimento sobre a evolução diacrônica da formação de uma cultura surda bilíngue; b) reflexões acerca da ética, moral, bullying, realidade subjetiva e objetiva, levantadas a partirdas vivências de acadêmicos do curso de Letras em espaços escolares; c) discussões sobre avaliação, no contexto escolar, trazendo à luz considerações pertinentes elencadas durante o período de estágio acadêmico, realizado na educação básica, o que nos permite repensar sobre as práticas escolares hodiernas; d) a pesquisa sobre o ensino da literatura, por meio da utilização das tecnologias da informação, de modo a motivar a aprendizagem nas escolas estaduais de determinada localidade, incentivando o encontro e o reencontro com as TICs; e) a reflexão sobre educação literária no Ensino Médio, perpassando a forma tradicional de apresentar a literatura e os mecanismos atuais vinculados à prática voltada à formação crítica,com base na compreensão e na interpretação dos textos lidos, bem como com a compreensão da existência de intertextos; f) o período romântico da literatura brasileira, abordado na perspectiva nacionalista e de identidade nacional, tendo por mote a obra de Gonçalves Dias, I-Juca Pirama; g) a finalidade do ensino da língua estrangeira, a ética no decurso da docência, a obrigatoriedade do ensino e o que circunda tal silogismo, construíram o artigo que busca acender à consciência da seriedade do currículo e ensino de uma língua estrangeira em escola regular. As temáticas aqui apresentadas, ligadas à literatura, linguística e formação docente abrilhantam esta edição da revista Maiêutica do Curso de Letras, apresentando reflexões provocativas ao leitor deste periódico. Dez acadêmicos e sete docentes destacaram-se no período da construção do conhecimento à luz da iniciação científica, através da pesquisa, seja ela bibliográfica, de geração de dados ou pesquisa de campo. De uma forma ou de outra, todos os tipos de pesquisa citados fizeram parte da construção dos trabalhos acadêmicos reunidos nesta publicação. Esperamos que esta edição da Revista Maiêutica de Letras cumpra a sua função: provocare incentivar a continuidade da leitura e da pesquisa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.