INDISCIPLINA ESCOLAR: uma realidade da sociedade contemporânea
Resumo
O presente estudo problematiza causas que contribuem para a indisciplina escolar e possíveis sugestõespara que uma reflexão seja feita de modo a cooperar para o sucesso escolar. A indisciplina muitas vezes é vistacomo um problema social, haja vista que os alunos de hoje serão os profissionais de amanhã e constituirão, numfuturo próximo, a sociedade. Este estudo pretende apresentar as teorias acerca da indisciplina escolar e o papel doprofessor na resolução dos conflitos no espaço escolar. Busca-se, dessa maneira, através de uma pesquisa bibliográfica,procurar e apresentar possíveis caminhos para amenizar tais situações. O trabalho do educador, nesse processo,torna-se imprescindível, pois além de observar a diversidade cultural, social e econômica, ele deve conheceras histórias individuais que cada aluno traz para que o objetivo de cumprir o ato de ensinar com êxito abranja atodos. Os resultados preliminares demonstram a importância da definição de regras para a convivência no espaçoescolar e como a escola tem a importante função de contribuir na formação de alunos autônomos e críticos. Porfim, enfatiza-se a formação do professor como um profissional reflexivo que auxiliará o aluno a conscientizar-sedo seu papel transformador na sociedade atual.Downloads
Publicado
2015-10-05
Como Citar
Dantas, R. da S. B., & Varjão, Y. L. (2015). INDISCIPLINA ESCOLAR: uma realidade da sociedade contemporânea. Maiêutica - Estudos Linguísticos, Literários E Formação Docente, 3(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/view/1342
Edição
Seção
Artigos