FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA ATRAVÉS DA EDUCAÇAO LIBERTADORA DE FREIRE
Resumo
O presente estudo versa sobre os diversos enfoques contidos nas concepções de filósofos e pensadoressobre a problemática da educação na perspectiva de uma mentalidade conservadora, que perpassa o panoramabrasileiro, cujo objetivo é indicar, através de Paulo Freire e outros autores, os caminhos necessários à superaçãodessa situação caótica e ideológica, que se traduz numa reprodução autoritária e de resistência às novas propostas.Trata-se de um trabalho bibliográfico, que traz contribuições necessárias à compreensão da natureza educativa.Destacar a importância de se abordar tendências, tanto a tradicional como a libertadora, possibilitando um diálogotecido nas diferentes atitudes pedagógicas, certamente atingida pela reflexão se consolidará em outras maneiras deagir enquanto educador que constrói e é construído diariamente, sem se acomodar com o papel orquestrado pelosistema. Em contraposição, este profissional busca ser questionador, e assim, criar formas dialógicas essenciais nasua prática, exercitando a liberdade de forma crítica, interconectado com o fazer humano. Consequentemente, oalunado, através desse aprendizado significativo, é precursor de ideias e conhecimentos formais ou de outra natureza,dentro de uma visão ética e responsável por seu papel nessa sociedade.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.