FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA ATRAVÉS DA EDUCAÇAO LIBERTADORA DE FREIRE

Alcinéa de Kássia Pereira de Souza, Isabela Cristina Guimarães Barbosa, Luiz Alberto Rodrigues da Conceição, Flávia Maria Aragão Arruda

Resumo


O presente estudo versa sobre os diversos enfoques contidos nas concepções de filósofos e pensadoressobre a problemática da educação na perspectiva de uma mentalidade conservadora, que perpassa o panoramabrasileiro, cujo objetivo é indicar, através de Paulo Freire e outros autores, os caminhos necessários à superaçãodessa situação caótica e ideológica, que se traduz numa reprodução autoritária e de resistência às novas propostas.Trata-se de um trabalho bibliográfico, que traz contribuições necessárias à compreensão da natureza educativa.Destacar a importância de se abordar tendências, tanto a tradicional como a libertadora, possibilitando um diálogotecido nas diferentes atitudes pedagógicas, certamente atingida pela reflexão se consolidará em outras maneiras deagir enquanto educador que constrói e é construído diariamente, sem se acomodar com o papel orquestrado pelosistema. Em contraposição, este profissional busca ser questionador, e assim, criar formas dialógicas essenciais nasua prática, exercitando a liberdade de forma crítica, interconectado com o fazer humano. Consequentemente, oalunado, através desse aprendizado significativo, é precursor de ideias e conhecimentos formais ou de outra natureza,dentro de uma visão ética e responsável por seu papel nessa sociedade.

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