LITERATURA NA ESCOLA

Márcia Regina de Souza, Márcia Cristina Neves Voges

Resumo


O objetivo deste trabalho é promover uma reflexão sobre a importância da literatura na escola. Na primeiraparte do trabalho, são descritas algumas características e conceitos importantes sobre a leitura e as relaçõesque se estabelecem entre texto e leitor no ato da leitura. Na segunda parte, apresenta-se uma abordagem reflexivasobre a literatura na escola e como o espaço escolar oferece à criança e ao jovem o intercâmbio com a obra literária,para despertar o interesse pela leitura. O que significa para o aluno a leitura de obras literárias na escola? Abordase,na terceira parte do trabalho, a formação do leitor na escola. A responsabilidade do professor como mediadorentre o aluno, o livro e o texto, desde a sala de aula, através das estratégias que permitem o desenvolvimento daleitura, bem como a seleção dos textos apresentados aos alunos, que deverão atender ao gosto, às necessidades, àsexpectativas deles, até toda a rede de conhecimento que a obra literária pode oferecer-lhes também no espaço extraescolar,como suporte para ampliar a cultura, o pensamento, a consciência crítica e o aprimoramento intelectuale espiritual, fundamentos de uma formação humana plena e duradoura. Nas considerações finais, apresentam-se asrespostas às questões levantadas durante as reflexões feitas no decorrer do trabalho.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.