LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a influência da contação de histórias no processo de formação de pequenos leitores

Tânia Silva Neumann Barroso, Cláudia Regina da Silva

Resumo


Neste estudo pretende-se refletir sobre questões voltadas às práticas pedagógicas, enfatizando a contaçãode histórias no cotidiano escolar, dentro da educação infantil, mostrando como a arte de contar e recontar histórias,enquanto memória inventada, influi na constituição do processo de ensino e aprendizagem. Buscamos sustentaçãoteórica em estudiosos da literatura infantil, que servem de parâmetro para os educadores que estão inseridos diariamenteno contexto da sala de aula. Como objetivo geral, busca-se compreender o campo da literatura, da linguagemoral, da contação de histórias e sua influência no processo de formação de pequenos leitores. A partir dos resultados,interpretamos que os valores, os assuntos, a linguagem, os interesses e a apresentação dos livros correspondem aodesenvolvimento das crianças; exploram as histórias de modo que a leitura visual, as imagens, as letras, os diferentesrepertórios linguísticos, constituem-se, criticamente, na formação inicial deste leitor em potencial.

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