LITERATURA INFANTOJUVENIL E SUAS APLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE

Cinéia Spitznagel Pacheco, Marilda F. Stortti

Resumo


A literatura infantojuvenil é a arte da palavra escrita voltada para as crianças e para os jovens, comcaracterísticas particulares. Para que produza o efeito esperado, a literatura infantojuvenil precisa ser bem trabalhadae desenvolvida em sala de aula. É através dela que surgem os leitores, sendo que os primeiros livros a seremapresentados ao educando são parte da literatura infantojuvenil. Boa parte do conhecimento de valores adquiridospelo ser humano se dá pela leitura de textos literários infantis. É importante, diante deste cenário, apresentar àsociedade a maior fonte de riqueza cultural, incentivar a leitura de textos literários, identificar as fases da literaturainfantojuvenil e suas características, saber utilizar e quando utilizar determinado livro, reconhecer a escolha dosalunos e promover o desenvolvimento intelectual nos alunos. A partir da leitura de materiais impressos escolhidosde acordo com o tema a ser desenvolvido e com o conhecimento adquirido ao longo da formação acadêmica, podemoscompreender que a literatura infantojuvenil, embora seja utilizada na sala de aula em especial nos primeirosanos da educação, ainda precisa ser estruturada e tomar novos caminhos. Consequentemente, a falta de incentivoà leitura de textos literários e da criação de novas metodologias que venham fazer da literatura infantojuvenil umaprática diária dos alunos, poderá, ao longo do tempo, formar uma sociedade cada vez mais pobre culturalmente egerar problemas irreversíveis para os jovens de hoje.

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