INTERCULTURALISMO NA ESCOLA: diálogo e aprendizado

Autores

  • Cintia Iribarrem Longarai Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD

Resumo

O presente estudo visa a promover a reflexão acerca da necessidade de a escola desenvolver ações voltadas à perspectiva intercultural, como forma de percebê-la como parte integrante da formação do aluno. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica acerca do tema, envolvendo o entendimento da escola como espaço de diversidade cultural e lócus social, bem como a necessidade da valorização da diversidade linguística e das manifestações folclóricas. Abordou-se também o diálogo intercultural que a escola precisa promover, com vistas a permitir a livre expressão da cultura popular, numa ótica conectada com a cultura escolar, enfatizando que a diversidade cultural promove ensino e aprendizado. Com isso, entende-se que o diálogo intercultural é necessário no ambiente escolar, haja vista a sua importância para a formação do aluno como um ser humano dotado de capacidade reflexiva e capaz de aceitar o outro, livre de preconceitos, para a construção de uma sociedade mais igualitária.

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Publicado

2014-09-11

Como Citar

Longarai, C. I. (2014). INTERCULTURALISMO NA ESCOLA: diálogo e aprendizado. Maiêutica - Estudos Linguísticos, Literários E Formação Docente, 2(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/view/1200