EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: desafios no ensino superior

José Eduardo G. S. Mattos, Dilma Maria Ferreira Barbosa

Resumo


Esta pesquisa visa realizar um breve levantamento histórico sobre o ensino a distância, sua conceituaçãoe evolução, em especial quanto ao desenvolvimento no país quando se trata do ensino superior, dada a utilizaçãode diversos modelos de ensino, delineando suas particularidades e seus principais desafios. A regulamentaçãodo EAD no ensino superior no Brasil é relativamente nova, e está sendo desenvolvida gradualmente, moldada eretroalimentada pelos órgãos e instituições competentes. O ensino a distância tem como crítico principal o seuconcorrente direto: o ensino presencial, que é um modelo quiçá inadequado para as nossas atuais necessidades eas demandas do mercado. É um formato de ensino que está aprendendo com seus erros atuais e do seu passadorecente, procurando evoluir e se manter firme. A estruturação do futuro desta modalidade de ensino está em elaboraçãoe requer mudanças rápidas, bruscas, imediatas. A educação é o futuro de qualquer nação que busca o desenvolvimentoe a evolução. Os negócios no país estão em expansão e requerem mão de obra especializada, que nãose dispõe na quantidade necessária, o que resulta, portanto, na abertura do mercado de trabalho para estrangeiros,constatada pela evolução da contratação de pessoal de outras nacionalidades. O EAD tem agora o papel principalna formação profissional no país. É necessário consignar ao EAD o papel de ator hegemônico na área educacional.

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