POR UMA GEOGRAFIA ALÉM DA SALA DE AULA

Juliana Dummer

Resumo


O presente trabalho discorrerá sobre a importância das atividades práticas utilizadas no ensino e aprendizagem em geografia que sobressaem aquelas realizadas no espaço de sala de aula objetivando: realizar um levantamento das práticas realizadas por professores de geografia; apresentar a prática campo ligada ao cotidiano do aluno com o método de apoio eficiente não só ao ensino e aprendizagem na disciplina de geografia, mas como recurso essencial na inserção da pesquisa científica no Ensino Médio. As entrevistas realizadas confirmaram que o Trabalho de Campo tem sido cada vez mais deixado em segundo plano dentre as práticas de ensino em Geografia. Tal realidade reafirma uma atual desvalorização do trabalho de campo, que mostra estar relacionada principalmente à inexistência desta prática durante a formação dos professores e a crescente expansão das tecnologias, estendida também às escolas. Tais recursos devem ser vistos como soma das metodologias desenvolvidas pelos professores, mas de forma alguma como capazes de substituir o estudo do meio e a observação direta através da prática de campo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.