A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Angelita Lopes, Flávia Roberta Dias, Luciana Nicolodelli Bogo, Marcos Hendges

Resumo


A temática abordada no presente estudo é a interdisciplinaridade no contexto escolar. Neste ínterim,objetiva-se relatar a prática desenvolvida junto à Escola de Educação Básica Dr. Hermann Blumenau, com o intuito de averiguar se a interdisciplinaridade é ensejada no circuito educacional, integrando o cotidiano escolar, bem como se esta faz parte da prática docente. Investigar esta temática é de sumo interesse acadêmico, haja vista que a escola busca, há muito tempo, formas de superar a fragmentação do saber, representado de maneira ímpar pela disciplinaridade. Ora, é precisamente aqui que a interdisciplinaridade tem sua importância assegurada, uma vez que esta encerra uma maneira de integrar as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados. Ao final do estudo, após empreender pesquisa bibliográfica e de campo, constatou-se que a interdisciplinaridade se faz presente no ambiente escolar, mas os educadores apresentam grande dificuldade para implementá-la em sua prática pedagógica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.