EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL NAS UNIDADES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE LAGES / SANTA CATARINA
Resumo
Importante instrumento de vinculação entre a teoria e a prática, o Estágio CurricularSupervisionado representa o momento da formação em que o licenciando consolidará ascompetências exigidas na atividade pedagógica. Nesta perspectiva, o estudo da EducaçãoAmbiental (EA) desenvolvida no âmbito escolar proporciona ao futuro professor o primeirocontato com as atividades da docência. O objetivo deste trabalho busca verificar a inserçãoda EA na Escola de Educação Básica Municipal Lupércio de Oliveira Köeche, com sede nomunicípio de Lages / SC. O espaço escolar torna-se fundamental na elaboração de umaproposta de EA, como ferramenta de mudança nas relações do homem com o ambiente. Naescola alvo da pesquisa, foi aplicado um questionário a quatro educadores atuantes, versandosobre formação profissional e temática ambiental, bem como foi realizado o levantamentoobservacional da instituição no tocante à estrutura física, funcional e pedagógica. O presenteEstágio Curricular Supervisionado possibilitou a compreensão da realidade escolar, permitindoo cumprimento das atividades de observação e do contato direto com o professor, por meiodas entrevistas. Verificou-se ainda que a dimensão ambiental desenvolve-se de maneirainterdisciplinar no universo escolar, consolidando a prática ambiental de forma transversal.Downloads
Publicado
2013-06-25
Como Citar
Pimentel, R. A. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL NAS UNIDADES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE LAGES / SANTA CATARINA. Maiêutica - Ciências Biológicas, 1(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/BID_EaD/article/view/376
Edição
Seção
Artigos