Submissões Online
Já possui um login/senha de acesso à revista Maiêutica - Ciências Biológicas?
Acesso
Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
Diretrizes para Autores
REVISTA MAIÊUTICA
Normas para publicação de artigos científicos
1 APRESENTAÇÃO
A Revista Maiêutica é um periódico que visa socializar com a comunidade acadêmico-cientifica os resultados das pesquisas realizadas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo do NEAD - Núcleo de Educação a Distância da UNIASSELVI – Centro Universitário Leonardo da Vinci.
Por conta disso, apresentam-se as normas para publicação de artigos científicos nesta Revista.
1.1 CONSIDERAÇÕES SOBRE A ORIGINALIDADE DO ARTIGO CIENTÍFICO
É importante destacar que a elaboração de artigos científicos é um exercício para o aprimoramento da capacidade reflexiva e argumentativa dos envolvidos, ou seja, autores e leitores. Por isso, verifica-se a pertinência de destacar que o artigo enviado para publicação deve ser original e livre de plágio, pois os seus autores são os responsáveis pelo conteúdo apresentado. Caso a Comissão Científica identifique plágio, o artigo científico será automaticamente excluído do processo de publicação.
2 ORIENTAÇÕES SOBRE A FORMATAÇÃO DO ARTIGO
2.1 ASPECTOS GERAIS
Para assegurar a qualidade visual e facilitar a análise da Comissão Científica, é importante que os artigos científicos sejam apresentados com a seguinte configuração:
- Papel A4 com margens (superior, esquerda, direita e inferior) de 2 cm.
- Fonte 12, Times New Roman e espacejamento entre linhas de 1,5cm.
- Número mínimo de páginas: 10.
- Número máximo de páginas: 15.
- A primeira página deve ser contada, mas não paginada. A paginação deve ser apresentada a partir da segunda página.
- O número da página deve ser apresentado no canto superior direito.
- Se o trabalho utilizar palavras em língua estrangeira, essas deverão ser escritas usando o modo itálico.
- Deve-se deixar uma linha em branco antes e depois de uma seção ou subseção.
- Quando necessária, a nota de rodapé deve ser apresentada em fonte 10.
- As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética e seguir as orientações prescritas na ABNT/NBR-6023.
- O texto deve ser enviado por e-mail, formato “.doc”.
3 ESTRUTURA DO ARTIGO
3.1 CABEÇALHO
- Título: na primeira linha da página, em letras maiúsculas, centralizado, fonte tamanho 20 e negrito.
- Subtítulo: se houver, separar do título por dois pontos, escrito com letras minúsculas e em negrito.
- Autoria: o nome do autor deve constar abaixo do título, em negrito, centralizado, fonte tamanho 12. No caso de mais de um autor, os nomes devem aparecer em linhas distintas e em ordem alfabética.
3.2 RESUMO
- Deve ser apresentado após os nomes dos autores.
- A palavra resumo deve ser escrita em: fonte 12, negrito, alinhada à esquerda.
- O resumo deve ser escrito em parágrafo único, com no mínimo 150 palavras e no máximo 250 palavras.
- O resumo deve apresentar a contextualização do objeto de estudo, o objetivo geral, a metodologia e os resultados da pesquisa.
- Usar espacejamento simples e texto justificado.
- Evitar o uso do itálico, com exceção para as palavras estrangeiras.
- Ao final apresentar três palavras-chave.
3.3 TEXTO DO ARTIGO
- Deve ser subdividido, no mínimo, em: 1 INTRODUÇÃO, 2 OBJETIVO (geral e específicos) 3 METODOLOGIA DA PESQUISA, 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO, 5 CONSIDERAÇOES FINAIS e, por último, as REFERÊNCIAS. Lembre-se de que nas referências não há numeração que antecede essa etapa.
- A seção primária deve ser apresentada em caixa alta e em negrito. A seção secundária deve ser apresentada em caixa alta e sem negrito. A partir da seção terciária, essa deve ser apresentada em caixa baixa e sem negrito.
- O alinhamento do texto deve ser justificado. O início de cada parágrafo deve ser precedido por 1,25cm.
- Deve-se deixar uma linha em branco entre cada parágrafo.
3.4 ILUSTRAÇÕES
Referem-se a desenhos, esquemas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, quadros e outros. Devem ser utilizadas quando necessárias, sob o ponto de vista de contribuir com o conteúdo apresentado. Sua apresentação deve ser realizada da seguinte maneira:
- Centralizadas, com título, legenda e numeração.
- O título da ilustração deve ser apresentado da seguinte maneira: FIGURA 1 – MAPA DO BRASIL e escrito em tamanho 10. Além disso, deve aparecer na parte superior da mesma figura. A fonte deve aparecer abaixo da figura, alinhado à esquerda, com a mesma formatação, obedecendo ao limite da ilustração.
- A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. As ilustrações devem ser limitadas a cinco no artigo.
3.5 TABELAS
- O título da tabela deve ser apresentado como o exemplo: TABELA 1 – POPULAÇÃO BRASILEIRA.
- A posição do título é alinhado à esquerda e na parte superior da tabela.
- A indicação da fonte deve ser feita na parte inferior da tabela, em tamanho 10; limitada pelas bordas da tabela.
3.6 PROCESSO DE AVALIAÇÃO
O processo de avaliação contará com o anonimato dos autores e levará em consideração o uso adequado da língua formal e dos aspectos teórico-metodológicos.
Caso o artigo necessitar de reformulação, a Comissão Científica entrará em contato com os autores, por e-mail, para apresentar sugestões de adequação.
3.7 NORMAS EDITORIAIS GERAIS
- Todos os autores deverão enviar assinada a “Declaração de Transferência de Direitos Autorais” à Revista Maiêutica, ressaltando que se trata de um artigo inédito e que não foi publicado em outro periódico impresso ou digital.
- Os autores são responsáveis pela veracidade e ineditismo do trabalho.
- As opiniões, conceitos e conteúdo emitidos nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade dos autores.
Contato
Prof. Antônio José Muller
E-mail: nupex.nead@uniasselvi.com.br
Telefone: (47) 3301-9149
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.