A METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Marcos Vinícius Hendges

Resumo


O estágio supervisionado é um momento de relevante importância dentro da formaçãoprofissional de todas as áreas. Este é um período em que o acadêmico se depara coma realidade da sua futura profissão. Objetivou-se no estágio supervisionado I observar arealidade escolar associando a situação social, econômica e a infraestrutura da escola, alémda escolha metodológica de ensino, as habilidades dos professores entrevistados em planejar,conduzir e avaliar o processo de ensino-aprendizagem, e analisar a prática de ensino naEscola Municipal de Ensino Básico Oscar Schweitzer e no Instituto Federal de Educação deSanta Catarina – Lages, relacionando-a com conhecimentos prévios adquiridos no CursoSuperior de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os questionários foram aplicados a quatroprofessores das duas instituições, por meio de 22 questões que abordaram identificaçãopessoal, formação profissional e metodologias de ensino. O estágio foi válido à medidaque podemos, como acadêmicos, identificar a relação entre professores e alunos, e suasrealidades, além de diferentes estruturas escolares, e como estas influenciam no processode ensino/aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.