ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE CONTRIBUEM PARA A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Autores

  • Josiane Ladelfo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD

Resumo

Muitos autores reconhecem a pertinência da alfabetização científica, ou seja, o contato como conhecimento, a linguagem e a cultura científica como um fator essencial para a formaçãodo cidadão. Para tanto, é necessário quebrar alguns paradigmas e costumes equivocadossobre a ação do ensino de ciências, evitando a reprodução ou a memorização, e passandoà compreensão e à construção do conhecimento científico, respeitando as etapas deaprendizado dos alunos e realizando as atividades de forma processual. Tal ação deve serrealizada à luz de fundamentos específicos ao ensino de ciências, evitando induzir o alunoa uma conclusão predefinida como verdade absoluta, mas construir conceitos científicos apartir da própria reflexão sobre os fatos.

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Publicado

2013-06-25

Como Citar

Ladelfo, J. (2013). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE CONTRIBUEM PARA A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA. Maiêutica - Ciências Biológicas, 1(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/BID_EaD/article/view/372