ATIVIDADES PRÁTICAS DE EXTRAÇÃO DE DNA DE DIFERENTES MATERIAIS ORGÂNICOS COMO FORMA DE ESTIMULAR O ENSINO-APRENDIZAGEM

Ingrith Alves de Brito, Lauro de Jesus Silva Filho Junges, Judrielle Márcia da Silva Oliveira

Resumo


O ensino de ciências é gerador de conhecimento e dinâmico, permitindo aos alunos exercitarem a capacidade de pensar, refletir e tomar decisões, no entanto é comum que essas aulas ainda sofram reflexos do modelo de educação tradicional, expositivas, com mínima participação dos alunos, o que acarreta a falta deinteresse com a disciplina. Este trabalho objetivou mostrar a necessidade da utilização de aulas práticas como recursos pedagógicos no ensino de Ciências e Biologia para estimular e desenvolver a capacidade cognitiva dos alunos, além de atrair a atenção dos mesmos na sala de aula. Foi verificado, com o estudo em questão, que o professor precisa buscar por iniciativas que visem aumentar a utilização de aulas práticas no ensino de Ciências e Biologia para associar de forma fácil e simples a teoria e prática, de forma que essa prática possa ser mediadora no processo ensino e aprendizagem, uma vez que os professores dessas disciplinas raramente a utilizam, ou até mesmo não fazem uso. As aulas práticas podem ser uma alternativa para superar esse desafio, pois permitem ao aluno compreender o que está sendo ensinado, assim como associá-lo com o cotidiano. Dentre os recursos e materiais didáticos pedagógicos deve-se optar por aqueles que prendam a atenção do aluno e aticem sua curiosidade, como por exemplo, aulas laboratoriais, experimentos em sala e maquetes.

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