O ESTUDO DAS AVES: uma proposta diferenciada para a promoção da educação ambiental

Daniela Viviani, Erika Alessandra Rodrigues, Luis Augusto Ebert

Resumo


O Brasil é um país com alta diversidade biológica, mas os biomas vêm sofrendo com a perda, degradação e fragmentação por pressão antrópica, sendo uma das principais ameaças para todas as formas de vida. A Educação Ambiental é uma prática útil ao ensino, auxiliando a formar cidadãos mais conscientes para o alcance de uma sociedade pautada em princípios de sustentabilidade. No Brasil, em geral, o ensino de ciências ainda é baseado somente na utilização do livro didático, método que não estimula os alunos a gostar de aprender e em muitos cria um sentimento de aversão aos estudos, pela falta de desafios, atividades diferenciadas e investigativas, por exemplo. A utilização das aves como ferramenta pedagógica surge como importante instrumento para reverter essa aversão e monotonia, fugindo dos métodos tradicionais e conectando-os com a realidade. A metodologia utilizada foi a realização de uma palestra e coleta de dados através de questionários para verificar qual a sua eficácia como facilitadora do estudo das aves. Os resultados obtidos foram satisfatórios na maioria das situações propostas através da aplicação dos questionários, indicando a palestra como importante ferramenta pedagógica e de promoção da Educação Ambiental. Este trabalho tem como objetivo oferecer propostas de ensino através do estudo da ecologia e biologia das aves e que facilitem o processo de ensino-aprendizagem.

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