METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: o projeto interdisciplinar como estratégia de melhoria da qualidade de ensino

Fabiana de Mello Scheffer, Marcus Hübner

Resumo


As mudanças sociais estão acontecendo cada vez mais rápidas, principalmente quando alavancadas pelo ritmo frenético das novas tecnologias, em contrapartida, as metodologias empregadas no ensino estão cada dia mais obsoletas e, a postura do professor frente a isso, é de passividade, tornado a escola massiva, com saberes fragmentados em disciplinas voltadas a uma especialização que não é inerente à realidade vivida pelo aluno. O estudante ainda é visto a partir de uma educação bancária. No atual contexto, é importante que este seja seduzido,novamente, pela escola, para a partir de então ser sujeito de seu próprio conhecimento. O papel do professor deve ser o de um guia no processo de ensino-aprendizagem, incentivando uma educação que contemple a reflexão, a criticidade e a autonomia, havendo necessidade para tanto de se abandonar uma postura tradicional e dar vasão a uma forma dinâmica na construção do conhecimento coletivo. O presente trabalho fomenta uma discussão sobre autilização da metodologia de projetos interdisciplinares como uma estratégia na melhoria da qualidade do ensino.Para tanto, foi realizado uma revisão bibliográfica, observações da prática docente e entrevistas com duas professoras da rede pública de ensino, sendo uma docente dos anos finais do Ensino Fundamental e a outra, responsável pelo Ensino Médio. Foi possível observar que para ocorrer uma mudança na educação que contemple as mudanças sociais que ocorrem na atualidade, necessitará uma ampla mobilização em prol do trabalho com projetos.

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