MEIOSE E MITOSE: pode ser divertido ensinar, pode ser divertido aprender!

Fabiana de Mello Scheffer, Marcus Hübner

Resumo


É perceptível que no dia a dia cada vez mais o professor deve encontrar maneiras de mobilizar os estudantes para a aprendizagem. Aulas massivas e sem significações estão dificultando o processo de aprendizagem e a relação professor e estudante, desmotivando-os para a aprendizagem. Os jogos de vídeo game, as redes sociais e todas as novas tecnologias acessíveis ao jovem concorrem diretamente com o professor e com os conteúdos escolares para serem o centro de interesses dos estudantes. É desta forma que a ludicidade vem como auxílio, para que através dela possamos construir aulas mais divertidas e interessantes. O professor, ao abrir mão da rigidez imposta à instituição escolar, aproxima o estudante de si, tornando o conteúdo “mais leve” e com um aproveitamento melhor da situação escolar, já que naquele momento a atenção do estudante estará inteiramente voltada para o aprender brincando. Assim, o presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre o tema ludicidade na escola, e como uma alternativa à memorização mecânica que hoje encontramos nas aulas de Ciência e Biologia,insere-se aqui um modelo prático de planejamento de aula incluindo recursos lúdico-didáticos, como jogos e músicas.Neste trabalhado o conteúdo referente ao Ciclo Celular, com enfoque na divisão celular (Mitose e Meiose).Assim, através do lúdico, o aprender brincado torna-se envolvente em todas as idades, e sendo uma relação bilateral,transforma o ensinar também em diversão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.