FORMAS DE COMBINAR AULAS EXPOSITIVAS COM DIFERENTES MÉTODOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Ariana Batista Rocha, Fernanda Garcia Dragan

Resumo


Aulas expositivas no ensino de ciências são muito criticadas devido à falta de interação professor/estudante e pobreza de recursos para chamar a atenção dos discentes, limitando-se ao quadro cheio de assunto para copiar e a fala interminável do professor, isso acaba por contribuir pouco para a aprendizagem do indivíduo, tornando-o um mero expectador. O objetivo deste trabalho é mostrar que uma aula expositiva não precisa ser tão monótona,monóloga e não participativa quanto comumente é. Aulas expositivas combinadas com recursos simples,aplicadas no momento certo e com métodos complementares adequados contribuem muito para o aprendizado,fornece bases para a interação professor/estudante, estudante/professor, estimulando a participação do indivíduo,também estabelece a responsabilidade do estudante com a aprendizagem. O trabalho foi realizado com a elaboração de planos de aula de ciências para estudantes do sexto ano do ensino fundamental, onde o método principal são as aulas expositivas complementadas com recursos como: brinquedos, vídeos no computador, pincéis coloridos;e combinando métodos como: ludopedagogia, trabalho independente e elaboração conjunta. Através das observações realizadas foi possível verificar que as atividades lúdicas atreladas as atividades rotineiras está acontecendo nas escolas visitadas, o que permite que os estudantes fixem e conteúdo e estabeleçam relações de aplicação no contexto do seu dia a dia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.