LUZES, CÂMERA, REFLEXÃO: a percepção do cinema enquanto elemento fenomenológico na educação

Autores

  • Ana Beatriz Cargnin Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD

Resumo

As produções cinematográficas são um amplo instrumento didático do professor para apresentar ou aprofundartemas estudados em sala de aula. Não há como negar que o cinema, desde a sua criação, fascina milharesde pessoas com seus personagens, músicas, efeitos especiais e histórias, quer sejam fictícias ou não. Buscar-se-áneste artigo fazer uma reflexão sobre o cinema enquanto elemento fenomenológico na educação, descrevendo apercepção de alguns autores perante os filmes. Antes de ser um instrumento de entretenimento e material didático,o cinema é uma linguagem artística que transmite uma sensação. Salienta-se que o professor não precisa ser umcrítico profissional de cinema para trabalhar filmes em sala de aula, contudo, conhecer alguns elementos da linguagemcinematográfica acrescenta qualidade a seu trabalho. Foram apresentados neste artigo alguns dados históricosrelacionados ao cinema, para posteriormente descrever as percepções do mesmo na escola. Refletindo a percepçãoque alguns autores descrevem e partindo da visão de professores e alunos sobre o uso dos filmes em educação,identificou-se a percepção do cinema como: instrumento didático, meio de relação social e sensibilizador de valoresambientais. Compreendeu-se que pela fenomenologia de Merleau-Ponty, a percepção das imagens de cinemaprojetadas resulta no entendimento do cinema como uma forma temporal e não uma soma de pequenos “agoras”sucessivos. A investigação de pensamentos e experiências de diversos autores a respeito do cinema na educaçãopermitiu reconstruir diferentes percepções do emprego geral de filmes na sala de aula.

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Publicado

2015-10-07

Como Citar

Cargnin, A. B. (2015). LUZES, CÂMERA, REFLEXÃO: a percepção do cinema enquanto elemento fenomenológico na educação. Maiêutica - Ciências Biológicas, 3(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/BID_EaD/article/view/1368