LUZES, CÂMERA, REFLEXÃO: a percepção do cinema enquanto elemento fenomenológico na educação

Ana Beatriz Cargnin

Resumo


As produções cinematográficas são um amplo instrumento didático do professor para apresentar ou aprofundartemas estudados em sala de aula. Não há como negar que o cinema, desde a sua criação, fascina milharesde pessoas com seus personagens, músicas, efeitos especiais e histórias, quer sejam fictícias ou não. Buscar-se-áneste artigo fazer uma reflexão sobre o cinema enquanto elemento fenomenológico na educação, descrevendo apercepção de alguns autores perante os filmes. Antes de ser um instrumento de entretenimento e material didático,o cinema é uma linguagem artística que transmite uma sensação. Salienta-se que o professor não precisa ser umcrítico profissional de cinema para trabalhar filmes em sala de aula, contudo, conhecer alguns elementos da linguagemcinematográfica acrescenta qualidade a seu trabalho. Foram apresentados neste artigo alguns dados históricosrelacionados ao cinema, para posteriormente descrever as percepções do mesmo na escola. Refletindo a percepçãoque alguns autores descrevem e partindo da visão de professores e alunos sobre o uso dos filmes em educação,identificou-se a percepção do cinema como: instrumento didático, meio de relação social e sensibilizador de valoresambientais. Compreendeu-se que pela fenomenologia de Merleau-Ponty, a percepção das imagens de cinemaprojetadas resulta no entendimento do cinema como uma forma temporal e não uma soma de pequenos “agoras”sucessivos. A investigação de pensamentos e experiências de diversos autores a respeito do cinema na educaçãopermitiu reconstruir diferentes percepções do emprego geral de filmes na sala de aula.

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