DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA

Daniela Alves de Souza, Júlia Frey do Canto, Lisandra Theobald, Natieli Kottschalk, Wilson Staub

Resumo


O detalhamento a respeito da diversidade cultural na escola preza para o bom desenvolvimento da integraçãodas culturas presentes no educandário. Saber diferenciar cada etnia e cada modo de agir das pessoas quefazem parte do espaço escolar é prioridade quando o preconceito contorna as atitudes dos estudantes. A escoladeve envolver as culturas presentes, reorganizar seu espaço e salientar à comunidade o quanto é necessário aintegração de ambas. A sociedade deve compreender que a educação, dentre as transformações que vêm ocorrendona sociedade, é capaz de reverter a situação difícil que vem vivenciando a diversidade cultural. Progredimostecnologicamente e globalmente, e regredimos quanto às nossas origens culturais. Negros, indígenas, ciganos,grupos opostos na cultura, mas iguais na batalha por um espaço na sociedade. Precisamos desenvolver uma escolaem que os alunos, além de aprender sobre as diferenças, saibam respeitá-las, o que é de fundamental importânciapara a formação, desde cedo, do seu papel como cidadão na sociedade. E esse é o grande desafio: respeitar os diferentesgrupos e culturas que compõem a esfera étnica brasileira, motivando o convívio dos grupos e enfocando ocrescimento psicocultural. Por isso, não basta sermos agentes de transformação, mas sim exemplos a ser seguidosem uma sociedade onde as culturas estão se tornando escassas e a educação age como papel de transformação nasociedade.

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