PERCEPÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: o uso de mapas mentais

Darlene de Paula dos Santos, Luciana Fofonka

Resumo


O meio ambiente é um tema transversal proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e quedeve ser discutido por todos os professores, por todas as disciplinas e em todas as escolas. Ainda mais que o planetavivencia sérios problemas ambientais, onde a sociedade é levada a repensar suas ações e a escola é chamadaa contribuir com essa luta contra a crise ambiental por meio de atividades direcionadas à educação ambiental. Opapel do supervisor escolar é garantir que esse tema transversal seja discutido e estudado em sala de aula. Nessecontexto, o presente estudo tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a importância de trabalhar a educação ambientalnas escolas e de compreender a percepção ambiental dos alunos com relação ao lugar onde vivem. Paratanto, uma das ferramentas sugeridas aos professores é a metodologia com mapas mentais. O estudo com mapasmentais pode contribuir para que os alunos conheçam as características e funções ambientais do lugar onde viveme para estarem ambientalmente conscientes sobre seu papel como sujeitos na manutenção desse ambiente. O procedimentotécnico adotado foi a pesquisa bibliográfica e documental.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.