METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: dificuldades de ensino/aprendizagem

Débora Consuelo Neves Queiroz

Resumo


Neste artigo são apresentadas teorias e reflexões a respeito da metodologia e dificuldadesde ensino e aprendizagem na área de Ciências e Biologia. Descreve também as experiênciasvivenciadas no Estágio Supervisionado II, enquanto acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário Leonardo da Vinci. Deste modo, este paper tem como objetivo contribuir com pesquisas relacionadas à temática, de modo a se tornar mais uma ferramenta de estudo para acadêmicos na área de licenciatura. Acredita-se que a falta de formação continuada se destaca na contribuição para a prática tradicional e pouco atraente de ensino. Chama-se a atenção para a necessidade de respeitar e valorizar o conhecimento prévio dos estudantes, pois somente quando o professor atua nessa perspectiva é que ele deixa de ser visto como um mero transmissor de conhecimentos, e assume um papel de mediador, capaz de associar as experiências dos alunos com o mundo, levando-os a refletir sobre o seu contexto, tornando-se mais humanizador em sua prática docente.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.