LIXO ELETRÔNICO – CONSCIENTIZAR, DESTINAR E RECICLAR: um projeto do Ensino Médio

Ana Beatriz Cargnin

Resumo


O principal objetivo desse artigo foi refletir com os estudantes do ensino médio o constante avanço da tecnologia e a curta vida útil dos equipamentos eletroeletrônicos. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa com abordagem de pesquisa-ação, onde se utilizam técnicas de investigação para informar e melhorar a ação que se decide tomar na prática em sala de aula. Foi desenvolvido em uma escola pública da cidade de Armazém (SC), envolvendo 80 estudantes do ensino médio cursando o terceiro ano. O desenvolvimento das atividades aconteceu por meio do planejamento, reflexão e a construção conjunta da professora de Física e estudantes. A ideia surgiu nas aulas de Física quando a professora questionou sobre o destino do lixo eletrônico. Foram realizadas diversas atividades como, por exemplo, a mobilização de empresas da cidade, palestras e recolhimento de lixo eletrônico, visitas a campo, apresentação de trabalhos, documentários, seminários. Para a coleta de dados utilizaram-se observações e registros dos estudantes, fotos, trabalhos em grupos entre outros. O principal problema constatado foi o descarte inadequado desses produtos, verificando os riscos à saúde, os problemas ambientais e sociais. Constatamos a necessidade do projeto, para discutir as informações quanto aos riscos que o lixo eletrônico pode causar à saúde, ao meio ambiente e à sociedade, visto que a cidade não dispõe de recolhimento específico para esses resíduos. Este trabalho possibilitou mobilizar os estudantes e a comunidade em geral, para realização da coleta de lixo eletrônico e a destinação para a reciclagem. Foi possível também verificar como os estudantes conseguiam compreender a real situação do lixo eletrônico na nossa cidade, refletindo principalmente as questões dos “valores” – o Ser e não o Ter – quando se refere à aquisição de um novo aparelho eletrônico.

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