A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
Resumo
O objetivo central do artigo foi analisar como as diferentes metodologias no ensino de Ciências e Biologia auxiliam no processo de construção do conhecimento pelos estudantes. Esta pesquisa caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, voltada a analisar e discutir fenômenos e dados descritivos. Foi desenvolvido em duas escolas públicas do município de Criciúma/SC, durante a realização dos três estágios obrigatórios do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Na etapa I foram observadas as aulas, verificando as metodologias utilizadas pelas professoras e posteriormente foi aplicado um questionário sobre o tema. Na etapa II e etapa III foi desenvolvida a regência de classe nas escolas, aplicando diferentes métodos de ensino aliados a recursos didáticos. A aula expositiva foi a metodologia de ensino mais utilizada pelas professoras. O questionário demonstrou que a ausência de infraestrutura e materiais são um dos problemas apresentados para a falta de realização de aulas práticas. A utilização de diferentes métodos de ensino auxilia no processo de construção dos conhecimentos científicos pelos estudantes, despertando também um maior interesse no conteúdo, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem.Downloads
Publicado
2014-09-08
Como Citar
da Rolt, V. A. (2014). A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA. Maiêutica - Ciências Biológicas, 2(01). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/BID_EaD/article/view/1168
Edição
Seção
Artigos