A HISTÓRIA DO ENSINO DE ARTES NO BRASIL E SUA ABORDAGEM PEDAGÓGICA

Joana Maria Carvalho de Souza, José Gabriel Corrêa, Carem Roveda, Cristiane Kreisch

Resumo


Ao longo da história no Brasil, o ensino de artes ganhou difusores desfavoráveis ao seu incentivodentro da educação. No entanto, é dentro das artes que, principalmente, as crianças podem aflorar e lapidar sua cognição e coordenação motora, o que influenciará fortemente no seu desenvolvimento ao longo dos anos e em sua desenvoltura nos momentos acadêmicos. A partir dos materiais e artigos escolhidos, o seguinte paper vemcom o intuito de explorar o contexto que levou o ensino de artes a este estágio e ressaltar sua tamanha importância para o crescimento e o desenvolvimento das crianças, discursando acerca dos principais pontos influenciados pela prática pedagógica artística. Assim, entre a principal reflexão desta pesquisa, busca-se salientar o desenvolvimento cognitivo e imagético, em que a valorização do ser e do próximo são os principais focos de atuação, resultando em uma formação carregada de experiências e conhecimentos importantes para que a criança possa estar preparadapara sua jornada escolar e dentro da sociedade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.