TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: um estudo sobre a utilização do blog como recurso educacional

Autores

  • Marlow Alves dos Santos Júnior Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD

Resumo

Este estudo foi elaborado a partir da experiência do processo de Estágio na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Jatobá/PE. Para tanto, foi lançada uma proposta de atividade com aturma do 3° ano do Ensino Médio Noturno, envolvendo a elaboração coletiva de um blog com temas que, por vezes, são pouco estudados durante as aulas presenciais de História. O principal objetivo foi a interação de todos os envolvidos, para resultar numa melhor relação professor-aluno, além do engajamento em atividades de pesquisas e publicação através desse instrumento de grande interatividade, oportunizando, dessa forma, maiores conquistas no processo de ensino-aprendizagem. Na utilização dessa ferramenta virtual contemporânea como um novo recurso, revelou-se a capacidade de cativar os alunos que se mostravam sem interesse pelas aulas. Portanto, diante do desafio diário de manter o ensino de História atualizado, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) dentro do contexto escolar, agregadas a um bom planejamento e ao conhecimento do professor, surgem como elementos de potencialidade para a construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

2016-10-13

Como Citar

Alves dos Santos Júnior, M. (2016). TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: um estudo sobre a utilização do blog como recurso educacional. Maiêutica - Tecnologias Da Informação, 1(01). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/TI_EaD/article/view/1631

Edição

Seção

Artigos