INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIO

Autores

  • Denilson da Silva Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Gustavo Correa Lemos
  • Vinicius Gabriel Cabral Paulino
  • Elves J. Kannenberg

Resumo

A máxima de que a informação é a alma do negócio nunca foi tão atual. A cada dia aumenta a necessidade de as empresas tomarem decisões estratégicas com base nos dados históricos e informações em tempo real. Transformar dados em inteligência empresarial é o que se propõe com o Business Intelligence, um processo composto por um conjunto de ferramentas que podem ser utilizados por empesas de qualquer segmento do mercado. Assim, o objetivo deste trabalho é conceituar o Business Intelligence, abordar sua estrutura de extração de dados através do ETL; sua organização e consolidação por meio do Data Warehouse e Data Mart, e a mineração dos dados utilizando ferramentas de Text Mining e Data Mining. Entender suas funcionalidades e aplicações, analisar casos de utilização a fim de compreender seus benefícios práticos como ferramenta de apoio à tomada de decisões estratégicas.

Downloads

Publicado

2016-09-16

Como Citar

da Silva, D., Correa Lemos, G., Gabriel Cabral Paulino, V., & J. Kannenberg, E. (2016). INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIO. Maiêutica - Tecnologias Da Informação, 1(01). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/TI_EaD/article/view/1617

Edição

Seção

Artigos