Maiêutica - Serviço Social - Edição Completa

Vera Lúcia Hoffmann Pieritz

Resumo


Sedimentando na vivência prática acadêmica, a Revista Maiêutica do Curso de Serviço Social vem consolidando diferentes experimentações de nossos acadêmicos, tutores e professores,que vivenciaram diversas experiências teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas, tanto nas atividades práticas interdisciplinares, visitas técnicas, como nos estágios curriculares e nos Trabalhos de Conclusão de Curso, ambos correlacionados ao Curso de Bacharelado em Serviço Social. Por intermédio da supracitada Revista, proporcionaremos uma aproximação com estas experiências e produções acadêmicas, que nos farão refletir sobre o agir profissional dos assistentes sociais brasileiros.De tal modo, não adianta nos apropriarmos apenas da teoria, precisamos também vivenciar na prática o que prediz todo o arcabouço teórico da profissão. Assim, nesta terceira edição,foi selecionada uma gama de artigos em que se trabalharam questões pertinentes à atuação e inserção do assistente social nos serviços assistenciais, previdenciários, de saúde, no âmbito da educação e das penitenciárias, na gestão de políticas públicas e nos movimentos sociais, e o reconhecimento dos diversos espaços de atuação do assistente social, tais como: o trabalho nos abrigos para idosos; o trabalho interdisciplinar na atuação do Serviço Social no âmbito da educação; o Serviço Social na educação pública; os desafios do profissional de Serviço Social no espaço da previdência social; o trabalho em rede na área da saúde; a atuação do assistente social nas penitenciárias; na questão da síndrome de alienação parental; na gestão, controle e participação social; na implantação de uma ouvidoria em um hospital privado; em trabalhos interdisciplinares e nos movimentos sociais no Brasil.Demonstramos assim que a pesquisa evidenciada nestes relatos está atrelada ao ensino e à prática, e que estes elementos são fatores fundamentais no desenvolvimento da ação profissional,principalmente no sentido da desmistificação da racionalidade do instrumental e das técnicas interventivas da profissão do Serviço Social.

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