O OLHAR DOCENTE SOBRE O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIASSELVI

Vera Lúcia Hoffmann Pieritz, Cristiana Montibeller

Resumo


O principal objetivo deste artigo é expor as percepções, sentidos e significados que os professores e ostutores internos atribuem ao processo de ensino-aprendizagem na educação à distância em Serviço Social. O resultadoda pesquisa de campo realizada com o corpo docente do curso do NEAD–UNIASSELVI demonstra o pensardos profissionais sobre o processo de profissionalização dos discentes. Conforme relato, constatou-se aspectossignificativos que os professores e os tutores internos atribuem ao processo de ensino-aprendizagem na educaçãoa distância, tais como o sentido de trabalhar numa instituição de Ensino Superior na modalidade à distância, asatisfação em trabalhar na UNIASSELVI, principais ferramentas e recursos pedagógicos utilizados, sentimentosde prazer envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, principais preocupações e dificuldades, bem como responsabilidadesenquanto corpo docente no Curso de Serviço Social. Um dos aspectos que chamou a atenção foramos relatos sobre a formação profissional dos acadêmicos, qualidade do material oferecido, qualidade do trabalho,relações interpessoais entre a equipe, ética, bem como a qualidade do ensino e ética profissional. Através da pesquisa,constatou-se que o assistente social no sistema educacional no Ensino Superior na modalidade à distânciapossui responsabilidades diversas, seu pensar e sua atitude prática situam-se numa perspectiva de análise, estudo,assimilação, transmissão, reflexão, crítica, pesquisa, envolvimento e participação socioeducacional no sentido daconstrução e reconstrução do conhecimento que interferirá significativamente na formação de outros, neste caso,os acadêmicos de Serviço Social.

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