A TAREFA DA EDUCAÇÃO E O PAPEL DOS INTELECTUAIS NA FORMAÇÃO DA CULTURA: ALGUMAS REFLEXÕES FILOSÓFICAS E SOCIOLÓGICAS TENDO COMO APORTE MARX E GRAMSCI

Werner Schrör Leber, Cristiana Montibeller

Resumo


Este artigo propõe instigar algumas reflexões filosóficas e sociológicas, tendo como aporte Marx eGramsci, sobre a tarefa da educação e o papel dos intelectuais na formação da cultura. A enorme desvalorizaçãodos profissionais da educação na atualidade se deve exatamente a quê? Gramsci entendeu que aos educadorescaberia a função se serem críticos e orgânicos, uma espécie de guardiões revolucionários da questão socialista.Gramsci, assim, via na educação e nos seus profissionais uma chance de livrar a humanidade da opressão dosdominadores de mercadores do mundo. Conforme entendemos, a educação nunca é neutra. Daí se segue que eladeveria representar os objetivos amplos de uma sociedade e não somente de grupos de poder, que se apossam doEstado, das universidades, dos sistemas educativos e depois discursam “em nome de todos”. O perigo do ensinolaudatório da filosofia e de outras inúmeras ciências é incorrer no equívoco de se achar um intelectual autônomo edesvinculado dos interesses e do poder que está sempre em jogo. O professor é intelectual e sua função é a críticasaudável, antidogmática e plural, ou pelo menos acreditamos que deveria ser assim.

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