DA UTOPIA À REALIDADE: O COMPROMISSO ÉTICO DO EDUCADOR NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA

Caroline Fava, Graziela Luz dos Santos, Fernanda DA Paulo

Resumo


Desde a Revolução Industrial, vivemos numa sociedade fundamentada no capitalismo, que estabeleceua divisão das classes sociais e, consequentemente, ocasionou as desigualdades. Entretanto, almejamos um mundomelhor, justo e igualitário. E diante dessa problemática, faz-se mister a análise do compromisso ético do educadorante a emancipação dos indivíduos. Logo, esse trabalho, realizado a partir de determinadas obras bibliográficas,salientando principalmente as ideias de Paulo Freire, supõe a necessidade de considerar a efetividade da eticidadedocente na formação de sujeitos críticos, conscientes e solidários. Constatamos, então, que embora sejamos sujeitoscondicionados, mesmo no ambiente escolar (pois este, na maioria das vezes, reproduz a ideologia dominante),quanto educadores éticos, comprometidos com a prática pedagógica, somos capazes de fomentar a mudança. Porconseguinte, percebemos o quão importante é a atuação do educador, perante a realização das nossas utopias, dabusca pelo resgate e valorização das virtudes essenciais na constituição de um mundo melhor. Nesse mundo, todosteriam o direito de viver plenamente, onde a injustiça, a violência e a subordinação sejam relegadas, cedendo lugarà integridade, à paz e à libertação. Portanto, onde houver educadoras e educadores comprometidos eticamente,sempre haverá possibilidades de ascensão social.

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