IMPLEMENTAÇÃO HISTÓRICA DA MATEMÁTICA: contextualizando a estatística no ensino porcentuário e média de dados
Resumo
Este artigo tem por objetivo dissertar sobre a contextualização histórica da matemática, bem como do ensino da Estatística, enfocando a porcentagem e a média dos dados, apresentando a história do desenvolvimento da Estatística como ciência, utilizando esta contextualização para melhorar o aprendizado na sala de aula. Apresenta-se uma ênfase da importância histórica da matemática, agregando à evolução dos assuntos matemáticos da educação interligados a estatística. Vemos também que, hodiernamente, a estatística proporciona melhoria em praticamente todos os ramos da ciência, seja em medicina, biologia, economia, química, entre outras. Apresenta-se a história da porcentagem e sua aplicabilidade na sala de aula, mostrando a grande importância que tem, sendo a mais conhecida e fácil ferramenta da estatística, pois possibilita a apresentação dos dados em modo gráfico. A média de dados vem complementar este conceito, pois além de apresentar os dados, apresenta também a tendência central. Mostra-se que as utilizações de ferramentas de aprendizagem podem auxiliar o professor e o aluno neste processo para criar maior envolvimento dos alunos. Ao final, sugere-se algumas atividades práticas desenvolvidas.Downloads
Publicado
2017-11-06
Como Citar
Amanda Filippe, K., Stringari, P., José Bento, S., & Miguel Fiorin Konageski, D. (2017). IMPLEMENTAÇÃO HISTÓRICA DA MATEMÁTICA: contextualizando a estatística no ensino porcentuário e média de dados. Maiêutica. Ensino De Física E Matemática, 5(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/MAD_EaD/article/view/1794
Edição
Seção
Artigos