NOVAS TENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: a resolução de problemas como método didático

Daiana Campagnaro Dorneles, Renata Donatti Martins

Resumo


Almeja-se mudanças na forma de ensinar matemática. Um dos principais pontos de partida para esta mudança é a formação de professores. As principais novas tendências na formação dos professores são: etnomatemática, novas tecnologias, modelagem matemática, história da matemática, jogos matemáticos e resolução de problemas. Neste, aprofundaram-se os estudos no método que utiliza a resolução de problemas, o qual, quando utilizado de forma correta, como o proposto pelos PCNs e estudiosos da área, é um método capaz de contribuir para o desenvolvimento da criatividade. Acredita-se que o conhecimento matemático ganha significado quando os alunos têm situações desafiadoras para resolver e trabalham para desenvolver estratégias de resolução. Uma adequada aprendizagem só será possível se os problemas trabalhados desempenharem seu verdadeiro papel no processo de ensino, o de desenvolver no aluno posicionamento crítico e independente diante de situações novas e desafiadoras, pois a resolução de problemas tem se apresentado como uma atividade de reprodução por meio de procedimentos padronizados. Acredita-se que a formação e constante atualização dos professores seja um ponto de partida para a concretização das mudanças na forma de ensinar, sendo uma importante condição de transformação das práticas pedagógicas. Outro fator relevante é o interesse do professor em se adaptar a estas novas tendências.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.