OS POLIEDROS DE PLATÃO E AS DOBRADURAS COMO FORMAS ALTERNATIVAS PARA VIABILIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA

Elivaldo Brandão de Sousa, Genilson Lima Dutra, Railson Nonato Monteiro

Resumo


Ao falar em ensino e aprendizagem dos conceitos de representações geométricas, certamente pensa-se diretamente neste processo sendo realizado por meio de instrumentos didáticos tradicionais, como o livro didático, quadro branco, pincel, isso porque, infelizmente, é a realidade, na maioria das escolas públicas do Brasil. Isso faz com que os alunos se sintam entediados, fazendo com que não absorvam com prazer o conteúdo. Pode-se mudar esse panorama saindo dessa mesmice, incluindo outros recursos didáticos facilitadores, utilizando os materiais concretos, para um bom ensino e aprendizagem de possíveis conceitos geométricos. Com isso, os alunos perceberão como a matemática pode ser compreendida com mais facilidade, tendo em vista que os variados recursos didáticos proporcionam uma melhor compreensão. Pretendeu-se, a partir deste trabalho acadêmico, mostrar que a utilização de variados recursos didáticos facilita o aprendizado do aluno, assim como ajuda o professor no processo de ensino da matemática. Buscou-se, também, observar se a escola oferece tais recursos para o aperfeiçoamento de tal ensino, e por fim, mas não menos importante, enfatizar sobre o ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos através das dobraduras. Para o desenvolvimento deste paper utilizou-se como principal fonte de informações a Prática Real, para tanto, o projeto foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Regina Sabá Costa, no município de Mocajuba (PA), com alunos das séries finais do ensino fundamental, em que os mesmos participaram de uma aula sobre os poliedros de Platão e tiveram a oportunidade de construir, através de dobraduras, os sólidos geométricos em estudo. Conclui-se que a inserção de materiais concretos no ensino de geometria despertam o interesse dos alunos, contribuindo no processo ensino-aprendizagem da geometria.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.