MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR MATEMÁTICA: o desafio constante em manter o aluno interessado nas aulas

Autores

  • Carlos Alberto Alves Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Tiago Murilo Silveira

Resumo

Os professores, em geral, não somente os educadores de matemática, se deparam com a difícil arte de manter seus alunos interessados o suficiente em suas disciplinas, para poderem de fato realizar a contento a sua desafiadora missão de ensinar. Contudo, ao professor de matemática, isto parece ainda mais desafiador, uma vez que a disciplina é vista para a grande maioria dos alunos como uma vilã entre as inúmeras a que ele é submetido ao aprendizado. Refletir a motivação e reconhecer a sua necessidade é o caminho que iremos percorrer neste trabalho,procurando entender o que desmotiva os alunos. Quais formas e/ou recursos temos potencialmente disponíveis como aliados nesta missão? Dentro deste cenário de desafio, destacaremos a importância da motivação do aluno para o aprendizado, de pensar um ambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento do aluno, e ainda, um olhar sobre os muros das escolas, isto é, tomar ciência de outras realidades que são impactantes e também decisivas para o sucesso do ensino-aprendizagem: a família e a sociedade em que o aluno está inserido.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

Alves, C. A., & Silveira, T. M. (2016). MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR MATEMÁTICA: o desafio constante em manter o aluno interessado nas aulas. Maiêutica. Ensino De Física E Matemática, 4(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/MAD_EaD/article/view/1570