O USO DA TECNOLOGIA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: aplicação do GeoGebra no estudo da geometria analítica

Aytani Rialli Pedrotti Baugis, Wilkerson Bezaleel Soares

Resumo


A matemática, desde o seu princípio, foi considerada uma ciência à qual poucos tinham acesso ou conseguiam compreender. Com o passar dos tempos, pouca coisa mudou, muitos alunos ainda encontram dificuldade no processo de aprendizagem da matemática. São muitos os fatores que levam a matemática a ser conhecida e temida pelos seus altos índices de reprovação, dentre os quais podemos citar a didática adotada pelo professor em sala de aula e até mesmo a própria complexidade da matéria. Foi pensando em tais obstáculos e na grande evolução tecnológica que estamos vivendo, que o presente estudo tem como objetivo mostrar que autilização consciente de recursos tecnológicos pode contribuir notoriamente para o processo de aprendizagem do aluno. Para provar tal teoria, foi feito o uso do software GeoGebra, no ensino da geometria analítica durante as regências realizadas no Estágio III. Foi escolhido o GeoGebra, pois este software, além de ter um ambiente virtual amigável, consegue reunir, ao mesmo tempo, elementos da álgebra, da geometria e do cálculo, o que faz dele uma ótima ferramenta para o ensino e aprendizagem da geometria analítica, uma vez que esta possibilita as representações geométricas na forma algébrica e vice-versa. O uso do software faz com que os alunos consigam compreender melhor os conceitos matemáticos envolvidos na geometria analítica, construam seu conhecimento e tenham rápido acesso aos seus conhecimentos prévios.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.