O USO DA TECNOLOGIA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: aplicação do GeoGebra no estudo da geometria analítica

Autores

  • Aytani Rialli Pedrotti Baugis Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Wilkerson Bezaleel Soares

Resumo

A matemática, desde o seu princípio, foi considerada uma ciência à qual poucos tinham acesso ou conseguiam compreender. Com o passar dos tempos, pouca coisa mudou, muitos alunos ainda encontram dificuldade no processo de aprendizagem da matemática. São muitos os fatores que levam a matemática a ser conhecida e temida pelos seus altos índices de reprovação, dentre os quais podemos citar a didática adotada pelo professor em sala de aula e até mesmo a própria complexidade da matéria. Foi pensando em tais obstáculos e na grande evolução tecnológica que estamos vivendo, que o presente estudo tem como objetivo mostrar que autilização consciente de recursos tecnológicos pode contribuir notoriamente para o processo de aprendizagem do aluno. Para provar tal teoria, foi feito o uso do software GeoGebra, no ensino da geometria analítica durante as regências realizadas no Estágio III. Foi escolhido o GeoGebra, pois este software, além de ter um ambiente virtual amigável, consegue reunir, ao mesmo tempo, elementos da álgebra, da geometria e do cálculo, o que faz dele uma ótima ferramenta para o ensino e aprendizagem da geometria analítica, uma vez que esta possibilita as representações geométricas na forma algébrica e vice-versa. O uso do software faz com que os alunos consigam compreender melhor os conceitos matemáticos envolvidos na geometria analítica, construam seu conhecimento e tenham rápido acesso aos seus conhecimentos prévios.

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Publicado

2016-08-26

Como Citar

Baugis, A. R. P., & Soares, W. B. (2016). O USO DA TECNOLOGIA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: aplicação do GeoGebra no estudo da geometria analítica. Maiêutica. Ensino De Física E Matemática, 4(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/MAD_EaD/article/view/1568