A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, SUAS METODOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS COMO FACILITADORES NO ENSINO E APRENDIZAGEM

Alaísio Cardoso Soares, Maria Antônia Torres de Oliveira, Nivaldo Assunção dos Santos, Sianuk Alves Meira, Thompson de Souza Barbosa, Weimar Pereira do Nascimento

Resumo


O ensino da Matemática vem contribuindo para o aprendizado e a compreensão de resolução de problemas,desenvolvendo o espírito de coletividade, aplicando conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais. O ensinar na Matemática é um desafio na busca da qualidade de ensino, pois ela está presente de forma constante em nosso cotidiano. Segundo Maria Montessori (1965), um educador que utiliza os jogos em suas aulas pode obter resultados positivos, e que, além de contribuir para um ensino qualificado, contribuem também para a melhoria de suas práticas pedagógicas e educacionais. Sendo assim, o contexto escolar precisa estar inserido nos contextos tecnológicos, apresentando aos alunos situações mais reais e tornando as atividades mais significativase menos abstratas, mais concretas e menos teóricas. Logo, é dever do educador aprender, conhecer e ensinar essa matéria da forma mais significativa possível, para que as atuais e futuras gerações possam dar o devido valor à Matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.