EDUCAÇÃO E DEFICIÊNCIA VISUAL

Ingristi Carini dos Santos Varela, Daniel Marinho

Resumo


A sociedade precisa saber conviver com as diferenças. A inclusão dos deficientes visuais no contextoeducacional é fundamental e foi a pioneira no processo de integração/inclusão de alunos com deficiência, masainda hoje eles encontram dificuldades na inserção escolar. Avaliando o histórico, podemos perceber o descaso dopoder público, o despreparo e a falta de conhecimento da sociedade de um modo geral com relação à deficiênciavisual. O problema inicia-se na educação, pois, além do preconceito, nos deparamos com escolas inadequadasquanto à estrutura física e ausência de profissionais efetivamente qualificados para trabalhar com os alunos queapresentam necessidades especiais. Considerando a realidade, existem falhas no cumprimento das leis, que consequentementecriam barreiras de toda natureza aos deficientes visuais, e cabe a todos exigir seus direitos. Mesmoa deficiência visual causando algumas limitações, o aluno tem condições e potencial suficientes para acompanharo processo pedagógico e ser inserido no mercado de trabalho. No entanto, é indispensável que o professor saibautilizar os métodos de aprendizagem adequados conforme cada situação e também busque apoio da equipe, dafamília e da rede.

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