MATRIZES: operações básicas, aplicações e metodologias de ensino

Autores

  • Andréa Hahnebach Kurth Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Josileine Salewski
  • Hiandra Barbara Götzinger Montibeller

Resumo

Em um livro escrito na China por volta de 100 anos a.C. são encontrados os primeiros relatos sobre oestudo de matrizes. Acredita-se que esse estudo se iniciou pela necessidade de resolução de sistemas de primeirograu. As matrizes podem ser definas como tabelas de elementos, que podem ser números, funções etc. São trêsas operações básicas que podem ser realizadas com matrizes: adição, subtração e multiplicação. A multiplicaçãopode ocorrer de duas maneiras: multiplicando-se um número por uma matriz ou multiplicando-se a matriz poroutra matriz. As matrizes são utilizadas em diversas áreas, como ciências, engenharia, economia, física, biologia,entre outras. A metodologia da resolução de problemas e a metodologia de modelagem matemática são exemplosde metodologias que podem ser utilizadas para o ensino de matrizes.

Downloads

Publicado

2015-10-08

Como Citar

Kurth, A. H., Salewski, J., & Montibeller, H. B. G. (2015). MATRIZES: operações básicas, aplicações e metodologias de ensino. Maiêutica. Ensino De Física E Matemática, 3(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/MAD_EaD/article/view/1395