A CRIANÇA E O NÚMERO

Alessandra Nogueira de Lima, Cristiane Ramos Bobsin, Flávio Renato Ferri, Neusa Silva de Souza, Vanessa Schieffelbein Machado

Resumo


Ensinar número para crianças é uma tarefa difícil, uma vez que o educador necessita de sensibilidadepara detectar as necessidades no aprendizado do aluno no processo de conservação do número, ou seja, que oaluno compreenda que o arranjo diferenciado na colocação de objetos sobre a mesa não altera a quantidade. Asmaneiras de ensinar, através da busca pela construção do conceito de número pela criança, devem respeitar umaordem hierárquica de desenvolvimento que toda criança possui. Essa ordem passa pela natureza do número quese desenvolve sob três tipos de conhecimento: conhecimentos físicos – conhecimento das propriedades que estãonos objetos na realidade externa, e podem ser conhecidas pela observação; conhecimento lógico matemático – conhecimentoda existência de diferença entre dois objetos, criada mentalmente pelo indivíduo; conhecimento social– convenções criadas, como as palavras um, dois, três, assim como o ato de dizer bom dia. Todo esse ensinamentotem como objetivo dar autonomia para a criança, diminuindo sua dependência dos adultos e é nos jogos e nasbrincadeiras em sala de aula que encontramos as melhores maneiras para a criança adquirir esses ensinamentos e,por consequência, sua autonomia.

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