A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores

  • José Flori Cardoso Prestes Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Vera Beatriz Asmuz dos Santos

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar a dificuldade do ensino e aprendizagem da Matemática e aspectosrelacionados, como a inserção dos jogos na aprendizagem e o desenvolvimento da autoestima da criança pormeio da aquisição da desenvoltura com os cálculos. Por ser uma matéria complexa, destacamos a importância defatores que estão estritamente ligados a esta problemática, tais como fatores psicológicos, sociais e pedagógicos.Destaca-se a importância de um diagnóstico precoce para identificar os alunos com dificuldades na aprendizagemda Matemática, bem como estabelecer critérios de idade com avaliações comparativas em relação aos seus companheirosde igual ou menor idade, a fim de alcançarmos melhores resultados. Contudo, é preciso que se enfatize quedevemos evitar ao máximo as rotulações e as comparações desnecessárias, o que causaria ainda mais desconfortoe agravaria as dificuldades de entrosamento e de superação de obstáculos por parte da criança. Apresentaremosneste trabalho possibilidades viáveis para que abordagens como os jogos didáticos tragam à luz os problemas enfrentadosna aprendizagem, tornando e formando os processos de ensino e de aprendizagem atraentes e prazerosos.

Downloads

Publicado

2015-10-08

Como Citar

Prestes, J. F. C., & dos Santos, V. B. A. (2015). A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Maiêutica. Ensino De Física E Matemática, 3(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/MAD_EaD/article/view/1391