O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA: interligando a teoria com a prática no espaço escolar

Nielma Veras Gomes, Wilson Luíz Sousa Santos

Resumo


O presente trabalho relata os resultados do estudo que fundamenta a constituição do ensino e da aprendizagemna disciplina de Matemática, com pressupostos frente à interligação entre a teoria e a prática no contextoescolar, a partir de análises quanto à ação docente, com o uso de métodos e materiais satisfatórios para o aprimoramento,como também para a aceitação da matemática em sala de aula, despertando para a vivência diária e parao gosto pela disciplina. Procede-se inicialmente com fundamentos teóricos por meio da pesquisa bibliográfica,que possibilitou uma visão clara da temática abordada, situando as ações no contexto escolar. Esta pesquisa-açãoconstituiu-se em um estudo de caso com caráter exploratório e com aspectos qualitativos e quantitativos. Participaramdo estudo professores, alunos, pais e direção, visando identificar o problema para o índice negativo doensino-aprendizagem na disciplina de Matemática. A intervenção teve como meta a melhoria dos índices e a buscapelo prazer em aprender, chegando num momento em que necessitava muito para a prática pedagógica para facilitare motivar uma educação de qualidade. Por fim, há de se levar em conta a participação dos alunos e a mediaçãodo professor, incrementando na sala de aula meios para compreender e articular a prática no ensino e implicaçõesno processo ensino-aprendizagem para contribuir de forma reflexiva o entendimento entre a teoria e a prática e suautilização para um melhor aprendizado e interesse dos alunos pela Matemática, conectando-a na vida cotidiana.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.