APRENDIZAGEM MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL CONCRETO

Líslei Wolter Holz, Andrea Wolfle Zenker, Juliano Bona

Resumo


A matemática é uma disciplina complexa, contendo muitos conceitos, fórmulas e regras que,na maioria das vezes, são estudados através da memorização e repetição de exercícios. O modelo tradicional tem se mostrado insuficiente, deixando lacunas no aprendizado dosalunos. O material concreto vem ganhando espaço nas salas de aula, facilitando o entendimentoe a formulação de conceitos, fazendo do aluno um agente ativo, reflexivo, gerando aprendizagens significativas. O jogo é o material concreto no ambiente escolar, e cabe ao professor adequá-lo ao conteúdo, de modo que não fique algo vago. A tecnologia também contribuiu nesse processo, através de jogos educativos que trabalham o raciocínio lógico,buscam aperfeiçoar o conteúdo trabalhado; com os softwares matemáticos os professores possuem uma ferramenta importante que agrega valor e contato direto com o assunto discutido.Por fim, é realizado o relato de uma experiência na qual se buscaram os resultadose a conclusão dos benefícios que o material manipulável proporciona na matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.