APRENDIZAGEM MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL CONCRETO

Autores

  • Líslei Wolter Holz Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Andrea Wolfle Zenker
  • Juliano Bona

Resumo

A matemática é uma disciplina complexa, contendo muitos conceitos, fórmulas e regras que,na maioria das vezes, são estudados através da memorização e repetição de exercícios. O modelo tradicional tem se mostrado insuficiente, deixando lacunas no aprendizado dosalunos. O material concreto vem ganhando espaço nas salas de aula, facilitando o entendimentoe a formulação de conceitos, fazendo do aluno um agente ativo, reflexivo, gerando aprendizagens significativas. O jogo é o material concreto no ambiente escolar, e cabe ao professor adequá-lo ao conteúdo, de modo que não fique algo vago. A tecnologia também contribuiu nesse processo, através de jogos educativos que trabalham o raciocínio lógico,buscam aperfeiçoar o conteúdo trabalhado; com os softwares matemáticos os professores possuem uma ferramenta importante que agrega valor e contato direto com o assunto discutido.Por fim, é realizado o relato de uma experiência na qual se buscaram os resultadose a conclusão dos benefícios que o material manipulável proporciona na matemática.

Downloads

Publicado

2014-11-04

Como Citar

Holz, L. W., Zenker, A. W., & Bona, J. (2014). APRENDIZAGEM MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL CONCRETO. Maiêutica. Ensino De Física E Matemática, 2(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/MAD_EaD/article/view/1211