A PROBLEMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA

Bruno Alysson Andrade Guimarães

Resumo


Aqui tentaremos entender o problema do ensino da geometria e a partir daí discutir soluçõese propor sugestões que visem melhorar a qualidade do ensino. Utilizamos pesquisa em mídias impressas e também virtuais. Desta forma, percebemos que o problema é na basedo sistema educacional, pois é devido à má formação dos educadores que tem início essa problemática. Tentaremos mostrar que a geometria apoiada na ludicidade pode ser umamaneira gostosa, extrovertida e diferente de se aprender. Mostraremos que com o auxílioda ludicidade a aprendizagem pode se tornar mais interessante e proveitosa por parte dosalunos. Fazendo com que se interessem pela geometria e que possam sentir prazer empraticá-la e mostrar que no cotidiano a usam sem mesmo se darem conta de que ela está presente. Pode-se notar também que ao analisarmos a utilização de atividades lúdicas no ensino da geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, estas são um recurso de grandevalia para a motivação dos alunos e para uma aprendizagem significativa. Assim poderemos alcançar um avanço para o ensino da geometria e, consequentemente, a formação dosalunos. Estaremos desempenhando plenamente o papel de formar uma sociedade mais qualificada e criativa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.