PROCESSO EDUCATIVO NA EAD: PRÁTICAS INOVADORAS E PERSPECTIVAS DE GESTÃO

Janes Fidélis Tomelin, José Antônio Muller

Resumo


Caro leitor, você está prestes a iniciar a leitura do livro sobre as práticas de Educação a Distância (EAD) em uma das mais conceituadas instituições de ensino do Brasil. O presente livro apresenta um conjunto de capítulos que refletem, discutem e aperfeiçoam o conhecimento da modalidade EAD em seus aspectos didáticos, práticos, tecnológicos e conceituais. Seu principal objetivo é proporcionar ao leitor uma análise de possibilidades que acontecem na atuação do professor, na evolução acadêmica do aluno e na organização e gestão da educação na modalidade a distância. A modalidade de EAD, apesar de já estar constituída no cenário nacional e internacional, ainda é uma modalidade relativamente nova e, portanto, carece de estudos aprofundados sobre o tema. Os estudos aqui apresentados trazem a demonstração de novas técnicas, concepções e práticas sobre a EAD no Brasil. Assim, essa leitura contribui cientificamente com novos estudos e uma nova visão sobre a EAD no Brasil. As ideias discutidas neste livro precisam ser contextualizadas ao leitor. Elas trazem experiências dos autores no cotidiano da EAD em relação ao atendimento das necessidades dos alunos, à boa preparação dos professores-tutores responsáveis e também às soluções de questões e peculiaridades da coordenação de cursos. Esses assuntos são de extrema utilidade quando percebemos que os tópicos relacionados podem ser transportados para a realidade de professores e acadêmicos. Entretanto, as ideias aqui apresentadas não representam o esgotamento das temáticas estudadas, pois se compreende que essa área necessita constantemente de mais pesquisas e o desenvolvimento de novas práticas. De forma clara e consistente, este livro traz uma possibilidade motivadora ao leitor e profissional da área acadêmica, pois, pelos relatos de seus autores, o leitor poderá utilizar a descrição dos trabalhos para incrementar e inovar suas práticas na busca incansável por uma educação de qualidade elevada. Temos certeza de que as ideias dos autores que escreveram este livro com extrema competência motivarão outros personagens envolvidos na educação a distância, propagando essa competência. Os capítulos estão organizados em torno das características peculiares da EAD e envolvem temáticas como: a autonomia do discente nessa modalidade de ensino, novas concepções para melhor uso do ambiente virtual de aprendizagem, a relação afetiva entre o tutor e o acadêmico, a acuidade do intérprete educacional e ainda discute o estágio, seus desafios e possibilidades. Do mesmo modo, proporciona novas ideias quando discute a importância da utilização das mídias sociais, estratégias para pesquisa na tutoria, a permanência do acadêmico e a gestão participativa realizada por grupos de trabalho. Proporciona novas possibilidades aos acadêmicos quando discute o desenvolvimento da iniciação científica na modalidade EAD e a grande repercussão dos benefícios dos cursos de nivelamento oferecidos. A construção deste livro segue um processo coletivo de autores engajados com o compromisso pela melhoria da educação a distância, pela valorização do profissional dessa área e pela construção de uma sociedade mais justa e preparada. É interessante percebermos que todas as aplicações epistemológicas desses estudos são confirmadas na prática, fazendo a interligação preciosa entre a teoria e a prática. Desse modo, as práticas são revistas e melhoradas em uma concepção evolutiva. Essa é a práxis educativa que Paulo Freire considerava vital para as características de uma educação transformadora, ou seja, a teoria deve ser aplicada em uma prática reflexiva, que gere outra ação para entendimento do mundo, afim de transformá-lo. Boa leitura!

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