ANÁLISE REFLEXIVA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO LIVRO: “O mestre ignorante” de Rancière
Resumo
Este artigo visa analisar o discurso do livro “O mestre ignorante”, abordando os aspectos essenciais do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo maior em explanar acerca deste tema se fundamenta na necessidadede descobrir como é alcançada a emancipação intelectual através do personagem Joseph Jacotot e do discurso do autor Jacques Rancière, que se complementam. Discute-se nessa análise a prática reflexiva do educador, que deve estar alicerçada no objetivo maior, que é formar cidadãos críticos e reflexivos. Para tanto, os escritos de Rancière(2011), Antunes (2002) e Freire (1996) fundamentaram este artigo. Pode-se antever que, ao efetuar-se uma análise da emancipação docente e discente, constata-se a ocorrência de vários problemas enfrentados por eles no anseio de serem reflexivos naquilo que fazem, ou seja, na ação de ensinar e aprender.Downloads
Publicado
2016-08-18
Como Citar
de Souza, S. S. (2016). ANÁLISE REFLEXIVA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO LIVRO: “O mestre ignorante” de Rancière. Maiêutica - Estudos Linguísticos, Literários E Formação Docente, 4(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/view/1500
Edição
Seção
Artigos